Seguidores

domingo, 30 de agosto de 2009

ATIVIDADES





Atividades





sábado, 29 de agosto de 2009

PROJETO/ ANIMAIS DA AMAZÔNIA






ESTE PROJETO SURGIU DA NECESSIDADE DE MOTIVAR ALUNOS DO 3º ANO DA EE MACHADO DE ASSIS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM. O PROJETO SURGIU DO INTERESSE DA TURMA.ENTRE OUTRAS ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO, FIZEMOS TAMBÉM PESQUISAS NA INTERNET, CONSTRUIMOS FICHAS TÉCNICAS, CONSTRUIMOS UMA PEQUENA ENCICLOPÉDIA DOS ANIMAIS ESTUDADOS E FINALIZAMOS COM UM TRABALHO DE ARTE (DESENHO DE OBSERVAÇÃO) QUE SE TRANSFORMARAM EM LINDAS TELAS QUE ESTÃO EXPOSTAS NA GALERIA DE ARTE DA ESCOLA. A EXPERIÊNCIA E OS RESULTADOS PEDAGÓGICOS FORAM ÓTIMOS. OS QUADROS FICARAM LINDOS! OS ALUNOS AMARAM E EU TAMBÉM, É CLARO!

ANIMAIS DA AMAZÔNIA

EDUCAÇÃO INFANTIL - ROTINA




VOLTEM SEMPRE!!!

PROJETO RODA DE HISTÓRIAS







Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ¾ Documento Introdutório, "as instituições de educação infantil (pré-escolas) cumprem hoje, mais do que nunca, um objetivo primordial na formação de crianças que estejam aptas para viver em uma sociedade plural, democrática e em constante mudança (...) Ela deve intervir com intencionalidade educativa de modo eficiente visando a possibilitar uma aprendizagem significativa e favorecer um desenvolvimento pleno, de forma a tornar essas crianças cidadãs numa sociedade democrática" (MED/SEF, 1998).
Existe uma acentuada diferença entre as histórias contadas e as histórias lidas para uma criança, já que a linguagem se reveste de qualidade estética quando escrita, e essa diferença já pode ser percebida por ela. Britton (apud Kato, 1997:41) já afirmava que, "ao ouvir histórias, a criança vai construindo seu conhecimento da linguagem escrita, que não se limita ao conhecimento das marcas gráficas a produzir ou a interpretar, mas envolve gênero, estrutura textual, funções, formas e recursos lingüísticos.
Ouvindo histórias, a criança aprende pela experiência a satisfação que uma história provoca; aprende a estrutura da história, passando a ter consideração pela unidade e seqüência do texto; associações convencionais que dirigem as nossas expectativas ao ouvir histórias; o papel esperado de um lobo, de um leão, de uma raposa, de um príncipe; delimitadores iniciais e finais ('era uma vez... e viveram felizes para sempre') e estruturas lingüísticas mais elaboradas, típicas da linguagem literária. Aprende pela experiência o som de um texto escrito lido em voz alta".
No momento da leitura é muito importante que o educador fique atento para garantir que todas as crianças (até aquelas mais tímidas, que têm vergonha de reclamar) possam visualizar o livro. As imagens, nessa faixa etária, exercem maior fascínio sobre elas, e na prática podemos notar a ansiedade que experimentam quando não enxergam o que está sendo lido.
Depois de lida a história as crianças devem ter um momento de apreciar o livro.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO - RECEITAS






NA SEMANA DA ALIMENTAÇÃO, NA CRECHE, TRABALHAMOS COM UM PROJETO QUE ENVOLVERAM RECEITAS BEM SIMPLES. ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, LEVAMOS AS CRIANÇAS AO REFEITÓRIO, APRESENTAMOS AS RECEITAS, AO MESMO TEMPO EM QUE A ORGANIZAMOS EM UM CARTAZ. O RESULTADO FOI ÓTIMO! ELES "LIAM" A RECEITA TODOS OS DIAS. EU AMEI E OS ALUNOS TAMBÉM!












CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL/AMEI








Público-alvo - Professores da Educação Infantil - Creches e Pré-escolas.












































PARA MINHA AMIGA JAIRES....SE ELA NÃO FOSSE PROFESSORA DO UNESC E COLEGA DE TRABALHO NA CRECHE...ACHO QUE SERIA FOTÓGRAFA....ELA ADORA UM CLIC...

Respeitar a criança é não limitar suas oportunidades de descobertas , é conhecê-la verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras , é procurar não fazer por ela , auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança. Respeitá-la e oferecer-lhe um ambiente livre de tensões, de pressões, de limites às suas manifestações , deixando-a expressar-se da maneira que lhe convém e buscando entender o significado de todas as suas ações .

Jussara Hoffmann
Ocorreu um erro neste gadget

VOLTE SEMPRE!




QUE BOM QUE VOCÊ VEIO! ESPERO QUE VOLTE SEMPRE...TEREI SEMPRE NOVIDADES TE ESPERANDO! BEIJINHOS!!