Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

HISTÓRIAS INFANTIS: HISTÓRIA ACUMULATIVA - O MACACO E O ESQUILO

HISTÓRIAS INFANTIS: HISTÓRIA ACUMULATIVA - O MACACO E O ESQUILO: ERA UMA VEZ UM MACACO CHAMADO KIMI. KIMI MORAVA NA FLORESTA E ERA MUITO ESPERTO. TODOS OS ANIMAIS GOSTAVAM MUITO DELE. MAS, KIMI, APESAR DE ...http://vandinhacriantorinhas.blogspot.com.br/2011/12/beleza-negra.html

HISTÓRIAS INFANTIS: BELEZA NEGRA

HISTÓRIAS INFANTIS: BELEZA NEGRA: Era uma vez uma linda menina, de pele e cabelos negros como a noite sem luar. Seus pais deram-lhe o nome Pérola, pois, era parecida com uma ...http://vandinhacriantorinhas.blogspot.com.br/2011/12/beleza-negra.html

domingo, 4 de março de 2012

PROJETO ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL - TÉCNICAS

Pintura com Terra e Cola
Objetivos: Apresentar com um material, não convencional, uma diferente maneira de se fazer tinta

Apresentaremos nesta aula a técnica de pintura com terra e cola branca.
Pediremos para as crianças trazerem de suas casas um pouco de terra seca do jardim ou de um vaso.
Pegaremos copos plásticos e misturaremos a terra com a cola, numa quantidade que fique numa textura nem muito líquida e nem muito espessa.
Mostraremos para as crianças as diferentes tonalidades de marrom que surgiram devido à diferença da cor das diferentes terras trazidas por elas.
A seguir entregaremos uma folha e um pincel para cada criança e pediremos para que elas desenhem livremente com aquela “tinta” formada pela mistura da terra e da cola.

Pintura com Pasta de Dente Colorida com Anilina
Objetivos: Explorar a criatividade usando material de higiene para fazer arte

Solicitaremos para cada criança, que tragam de casa um tubo pequeno de pasta de dente (de preferência branca).
Na sala de aula, colocaremos as pastas de dentes em copos plásticos e tingiremos com anilina de diferentes cores.
Reuniremos as crianças de modo que possam usar as cores uns dos outros e entregaremos uma folha de papel canson, por se mais espessa e pela cola ser mais pesada em relação à outra tinta.
Pediremos que façam desenhos usando o dedo e a tinta feita com a pasta de dente e observem a diferença na textura e no cheiro.

 Pintura com espuma
Objetivos: Apresentar nova técnica de pintura substituindo o pincel pela espuma

Explicaremos para as crianças a técnica de pintura usando uma espuma. Mostramos as possibilidades de criações feitas com este material. Cada maneira de usar a espuma cria um efeito diferente, por exemplo: dando breves batidinhas de tinta com a espuma no papel, arrastando a espuma com tinha e até criando uma textura diferente usando uma quantidade de tinha maior.
Entregaremos para cada criança um pedaço de espuma, tinta guache de diferentes cores e uma folha de papel canson e pediremos que elas façam desenhos usando as diferentes formas de pintura com a espuma que foram apresentadas.

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO - ATIVIDADES


SEMANA DA ALIMENTAÇÃO
PIRÂMIDE ALIMENTAR

1. CONSTRUIR UMA PIRÂMIDE ALIMENTAR EXPLORANDO BEM QUAIS OS ALIMENTOS MAIS NECESSÁRIOS E SAUDÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO, COLOCANDO-OS NA BASE DA PIRÂMIDE.


OBS. PEDIR AS CRIANÇAS QUE TRAGAM FRUTAS E/OU RÓTULOS OU FIGURAS DAS COISAS Q/ GOSTAM DE COMER EM CASA.  A ESCOLA PODERÁ PROVIDENCIAR OS OUTROS ALIMENTOS. EX: GRÃOS DE FEIJÃO, ARROZ.



2. CONSTRUIR UM GRÁFICO COM A FRUTA PREFERIDA DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, DEVEM SER TRAZIDOS PARA A ESCOLA PELA PROFESSORA E ALUNOS GRAVURAS DE FRUTAS OU DESENHADAS PELOS ALUNOS. 
EX:




OBS. FAZER ESTAS ATIVIDADES COLETIVAMENTE E AFIXAR NO REFEITÓRIO. EM AMBAS AS ATIVIDADES DEVEM SER UTILIZADOS PAPEL KRAFT OU OUTRO SEMELHANTE.
________________________________
3. TRAZER DIFERENTES FRUTAS PARA DEGUSTAR NA HORA DO RECREIO.
-----------------------------------------------------
4. a) Fazer uma receita de vitamina de maracujá c/ leite para as crianças.
b) FAZER A RECEITA DO DANONINHO
5.Outras atividades de leitura e escrita como:
  LISTAS DE ALIMENTOS, ETC. 

CHUPETA NA CRECHE? USANDO SÓ QUANDO NECESSÁRIO

Objetivos
- Estimular a autonomia da turma, favorecendo um processo tranquilo de abandono da chupeta e respeitando o ritmo e a necessidade de cada um.
- Promover um diálogo com as famílias, favorecendo ações em conjunto com a creche.

 Conteúdos
- Cuidados.
- Identidade e autonomia.

Faixa etária
2 a 3 anos.


Tempo estimado
O ano todo.

 Material necessário
Outros objetos de apego que não a chupeta, como cobertores e brinquedos, de acordo com a anuência da família.

 Desenvolvimento
Questionamento
Busque compreender o significado da chupeta na vida dos pequenos. Para tanto, reflita sobre as seguintes questões:
- Por que bebês e crianças pequenas geralmente chegam à creche com ela na boca?
- Por que pra algumas ela é importante na hora do sono? E quando acordam também?
- Por que muitas delas param de chorar imediatamente quando esse objeto lhes é entregue?
- Em quais momentos as crianças costumam deixá-lo de lado?

 Interação com as crianças
Ao entender que a chupeta é um objeto de apego e fundamental para a adaptação na creche, busque os momentos mais adequados para sugerir aos pequenos que ela não seja usada, como durante as refeições, e na hora do parque e das atividades, explicando que ela atrapalha os movimentos e a fala. Vale também planejar atividades divertidas, como a manipulação de massas e tintas, e sempre oferecer um aconchego especial, como o colo ou uma canção, para quem se mostrar mais sensível.

 Interação com a família
Converse com os pais para saber em que situações os pequenos costumam usar a chupeta em casa (e se usam). Informe-os também sobre a postura adotada na creche de sugerir que o objeto saia de cena em alguns momentos - como as refeições e as atividades - e proponha que façam o mesmo em casa, reforçando que o objetivo maior não é abandonar a chupeta, mas promover a autonomia da criança em vários aspectos gradualmente.

 Solidariedade
Quando o combinado é não usar a chupeta, algumas crianças podem não lidar bem com o fato, mesmo com você oferecendo atenção e outros objetos de apego. Nesses casos de resistência, devolva a chupeta para que elas não se sintam desamparadas.

 Desapego
Os objetos de apego podem ser usados para ajudar nos momentos críticos, mas, com o tempo e a progressiva integração das crianças ao grupo, você deve lembrá-las de que podem ficar sem a chupeta durante um período.

Avaliação
Mesmo que influenciado pelas experiências de socialização que os pequenos viverão na creche, o sucesso em deixar a chupeta é uma conquista pessoal, que está relacionada ao crescimento individual. Então, quando algum deles conseguir passar muito tempo sem o objeto por perto, parabenize-o. Sempre que possível, chame a atenção também para as coisas que as crianças estão conseguindo fazer sem ajuda e comente o desempenho delas em outras atividades, como desenhos e pinturas, demonstrando o quanto estão crescidas e independentes.
A verdade é que não existe um “Sim, devem usar chupeta.” ou um “Não é conveniente.” Contudo no contexto escolar é importante o estímulo ao não uso da chupeta por causda do desenvolvimento da linguagem oral.
Achupeta é mais do que um conforto para adormecer. Essencialmente no inicio do ano letivo é mais do que um símbolo de calma, é simplesmente o que lhes faz lembrar a sua casa e a única coisa que é realmente deles. Não quer dizer, claro, que liberemos sempre a chupeta à criança.
 A  chupeta tem um estatuto de Autonomia. No inicio do ano letivo a chupeta era constante, tal como outro tipo de mimos, como o colo. Agora que as crianças já me conhecem e eu a elas o meu abraço muitas vezes é o suficiente para as acalmar. Posteriormente passei a tirar-lhes a chupeta durante as brincadeiras em momentos que notava que elas não iriam dar pela sua falta. Rapidamente segui para  o proximo passo, pedir a elas a chupetas para as arrumar na caixa. Esta fase durou cerca de dois meses, onde no inicio era durante a manhã que as guardávamos e com o passar do tempo começaram a arrumá-las logo que chegavam à sala.
 A chupeta é entregue na hora do soninho. Digo entregue pelo motivo que eles estão com tanto sono quando vão dormir praticamente não se aguentam em pé.
  

ATIVIDADES FIGURAS GEOMÉTRICAS




PROJETO ANIMAIS









SEMANA DA ALIMENTAÇÃO







Ocorreu um erro neste gadget

VOLTE SEMPRE!




QUE BOM QUE VOCÊ VEIO! ESPERO QUE VOLTE SEMPRE...TEREI SEMPRE NOVIDADES TE ESPERANDO! BEIJINHOS!!