ALUNO(a)___________________________________________________________
QUESTÃO 1 - H 1- Reconhecer a finalidade de textos de diferentes gêneros.
UBATUBA RECEBE VISITA DE ELEFANTE - MARINHO
Animal apareceu no início da tarde desta segunda-feira no Saco da Ribeira. Apesar de parecer manso, ele fica agressivo quando se sente ameaçado.
A cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, recebeu nesta segunda-feira (18) a visita de um elefante-marinho. O animal chegou ao Saco da Ribeira no início da tarde. Segundo biólogos, o elefante-marinho pode ser o mesmo que apareceu na região no ano passado. Especialistas fazem um alerta: apesar de parecer manso, o animal fica agressivo quando se sente ameaçado.
A notícia sobre os elefantes-marinhos foi escrita para
(A) informar as pessoas.
(B) divertir as pessoas.
(C) garantir os direitos dos animais.
(D) promover um produto.
QUESTÃO 2 - H 2 - Localizar nome do autor, ilustrador, data de publicação, editora etc. em um texto.
Este livro foi escrito por
(A) Chico Buarque.*
(B) José Olympio.
(C) Ziraldo.
(D) Chapeuzinho Amarelo.
QUESTÃO 3 - H 3 - Classificar os gêneros considerando sua forma gráfica.
Biscoitos de queijo
Ingredientes
300 gramas de queijo parmesão ralado
250 gramas de margarina
300 gramas de farinha de trigo
Modo de fazer
Coloque o queijo ralado e a margarina em uma tigela. Junte a farinha de trigo até dar o ponto de enrolar.
Faça pequenas bolinhas com a massa. Coloque as bolinhas em uma forma. Leve ao forno por 15 minutos ou até que fiquem douradas.
Este texto é
(A) uma receita. *
(B) uma notícia.
(C) uma propaganda.
(D) um verbete de dicionário.
QUESTÃO 4 - H 4 - Localizar informações explícitas em um texto.
ELEFANTE-MARINHO DE 3 TONELADAS APARECE EM UBATUBA
São Paulo – Um elefante-marinho de cerca de três toneladas, segundo estimativa de biólogos, foi visto nas praias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, nesta segunda e nesta terça-feira. O animal foi visto na praia do Saco da Ribeira e, nesta tarde, estava em Itaguá.
De acordo com informações do aquário de Ubatuba, o animal é um macho, de cerca de sete anos de idade e cinco metros de comprimento. Conhecido como elefantemarinho- do-sul ou Mirounga leonina, a espécie vive em todo o hemisfério sul, e os machos podem atingir 5,8 metros e cinco toneladas. (...) Os biólogos emitiram alerta para todas as embarcações da região pedindo para tomar cuidado ao trafegar pelo Saco da Ribeira, evitando possíveis colisões com o elefante-marinho. Eles ainda pedem às pessoas que evitem se aproximar do animal, que pode atacar se sentir ameaçado. A espécie costuma ir à praia ou a pedras para descansar. No momento, os técnicos e biólogos monitoram o elefante-marinho. A expectativa é de que ele volte ao mar depois de descansar.
De acordo com as informações do aquário de Ubatuba,
(A) o elefante-marinho é um macho de cerca de sete anos de idade e cinco metros de comprimento. *
(B) o elefante-marinho tem cerca de três toneladas.
(C) o elefante-marinho costuma ir à praia ou às pedras para descansar.
(D) o elefante-marinho pode atacar caso se sinta ameaçado.
QUESTÃO 5- H 5 Reconhecer no texto atores (quem?), fatos (o quê?), tempo (quando?), lugar (onde?), modo (como?).
O efefante-marinho foi localizado
(A) em uma praia da cidade de Ubatuba.*
(B) no centro da cidade de São Paulo.
(C) no aquário da cidade de Ubatuba.
(D) em um bairro da cidade de São Paulo.
QUESTÃO 6 - H 6 Classificar, em uma determinada ordem, informações explícitas, distribuídas ao longo do texto.
Os biólogos pediram que as pessoas
(A) emitissem um alerta para todas as embarcações.
(B) tomassem cuidado ao trafegar pelo Saco da Ribeira.
(C) evitassem se aproximar do animal.*
(D) monitorassem o animal.
QUESTÃO 7 - H 7 Inferir o tema ou assunto principal de um texto.
O LEÃO E O RATO
Um leão foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu rosto. Com um salto ágil ele o capturou e estava pronto para matá-lo, quando o rato suplicou:
– Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza que poderia um dia retribuir sua bondade.
O leão deu uma gargalhada de desprezo e o soltou.
Aconteceu que pouco depois disso o leão foi capturado por caçadores que o amarraram com fortes cordas no chão.
O rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou, roeu as cordas e libertou-o dizendo:
– O senhor achou ridícula a idéia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer compensação pelo seu favor; mas agora sabe que é possível, mesmo a um rato, conceber um favor a um poderoso leão.
O texto conta a história de um rato e de um leão
(A) que viviam juntos na mesma caverna.
(B) que se uniram para matar o caçador.
(C) que trocaram favores entre si.*
(D) que saíram para passear.
QUESTÃO 8 - H 13 Classificar os gêneros literários, considerando seus constituintes e sua forma clássica (poemas, cantigas, fábulas, provérbios etc.).
Este texto é
(A) uma fábula.*
(B) um poema.
(C) uma adivinha.
(D) uma carta.
QUESTÃO 9 - H 8 Propor título ou legenda apropriada para uma imagem, foto, figura etc.
A legenda da foto é
(A) Ambientalistas observaram 8 mil elefantes e outros mamíferos em imagens aéreas no Sudão
(15/06/2007)*
(B) Guarda florestal alimenta um pequeno gorila de dois meses chamado de “Ndasaki”
(10/06/2007)
(C) Paquistanês ajuda a refrescar leão em dia de calor intenso no Paquistão (11/06/2007)
(D) Após show na Califórnia, o tigre de bengala Odin, de cinco anos, tem como regalia beber leite na mamadeira, dado por seu treinador (14/06/2007).
QUESTÃO 10 - H 9 Localizar informações explícitas sobre um mesmo assunto em dois textos.
Texto I
24/08/2006 – 07h49m
Elefante-marinho aparece em Ubatuba
Fábio Amato, da Agência Folha, em São José dos Campos
Um elefante-marinho, animal que habita o continente Antártico e o sul da Argentina, está sendo observado há dois dias em Ubatuba (224 km de São Paulo), no litoral norte do Estado. Esta é a primeira vez que a presença dessa espécie é registrada na cidade.
Texto II
19/06/2007 – 18h26m
Elefante-marinho de 3 toneladas aparece em Ubatuba
Fabiana Parajara, O Globo Online
São Paulo – Um elefante-marinho de cerca de três toneladas, segundo estimativa de biólogos, foi visto nas praias de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, nesta segunda e nesta terça-feira. O animal foi visto na praia do Saco da Ribeira e, nesta tarde, estava em Itaguá.
Pode-se afirmar que
(A) o Texto I foi publicado em 24/08/2006 e o Texto II foi publicado em 19/06/2007.*
(C) a manchete do Texto I é Elefante-marino de 3 toneladas aparece em Ubatuba.
(C) os dois textos foram escritos pelo mesmo jornalista.
(D) os dois textos foram publicados no mesmo jornal.
QUESTÃO 11 - H 10 Estabelecer relações entre ilustração e texto verbal.
ALBERTINHO
Gênero: Animação
Diretor: Alunos da rede pública municipal de Vitória
O filme conta a história de um menino que sonha em poder voar, e faz uma homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do vôo do14 Bis.
No desenho do cartaz do filme, a cegonha carrega
(A) Alberto Santos Dumont.*
(B) um menino.
(C) o avião 14 bis.
(D) um aluno da rede pública.
QUESTÃO 12 - H 11 Inferir a resposta de uma dada adivinha.
Qual a resposta da adivinha: Qual é a aula favorita da vaca?
(A) RESPOSTA: – MÚUUUUUUSICA.*
(B) RESPOSTA: – HISSSSSSSTÓRIA.
(C) RESPOSTA: – PIU!
(D) RESPOSTA: – AAAAAAAAAAAA...TUM!
QUESTÃO 13 - H 12 -Identificar personagens, descrições de personagens, cenários, referenciais espaciais ou temporais em uma narrativa literária.
Numa casinha branca, lá no sítio do Pica-pau- Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
– Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...
Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós...
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
Dona Benta ficava sentada costurando
(A) na varanda da casa.*
(B) na estrada.
(C) ao lado de uma casinha branca.
(D) no caminho do sítio.
QUESTÃO 14 - H 14 Inferir os versos de poema com base em indícios presentes no próprio poema (rima).
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Descer no escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Qual a palavra que rima com sabão e deve completar o último verso do poema?
A palavra é
(A) adivinhação.*
(B) correr.
(C) pega-pega.
(D) calor.
QUESTÃO 15 - H 15 Identificar sinais de pontuação ou semelhanças na escrita de palavras presentes em um texto.
OS PREGUIÇOSOS
Dois preguiçosos estão sentados, cada um na sua cadeira de balanço, sem vontade nem de balançar. Um deles diz:
– Será que está chovendo?
O outro:
– Acho que está.
– Será?
– Não sei.
– Vai lá fora ver.
– Eu não. Vai você.
– Eu não.
– Chama o cachorro.
– Chama você.
– Tupi!
O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos.
– E então?
– O cachorro tá seco...
Qual a frase do texto que termina com um ponto de interrogação?
(A) Será que está chovendo?*
(B) O outro:
(B) Acho que está.
(C) Tupi!
(D) O cachorro tá seco...
QUESTÃO 16 - H 17 Formular hipóteses sobre o uso das convenções da escrita: letra maiúscula inicial em nomes próprios, segmentação de palavras e frases, pontuação, ortografia das palavras.
Qual o significado do ponto de interrogação na frase: – Será que está chovendo?
(A) A dúvida da personagem.*
(B) A alegria da personagem.
(C) A surpresa da personagem.
(D) A introdução da fala da personagem.
QUESTÃO 17 - H 16 - Classificar as palavras de um texto considerando uma ordem alfabética.
Nove planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão –, seus satélites naturais, além de asteróides, cometas, gás e poeira estão permanentemente se movimentando em torno de uma estrela que todos nós conhecemos, o Sol. Por causa disso, esse conjunto é chamado Sistema Solar.
Vamos colocar os nomes dos planetas Mercúrio, Vênus, Terra em ordem alfabética?
(A) Mercúrio, Vênus, Terra.
(B) Mercúrio, Terra, Vênus.*
(C) Vênus, Terra, Mercúrio.
(D) Terra, Mercúrio, Vênus
Nenhum comentário:
Postar um comentário