Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

HISTORINHAS

O CABRITINHO E O LOBO

ERA UMA VEZ UM CABRITINHO QUE SAIU DE SUA CASA PARA PROCURAR UMA GRAMA FREQUINHA PARA SE FARTAR. SUA FOME ERA MUITO GRANDE. ANDOU PELO CAMPO, QUANDO DE REPENTE, ENCONTROU UM LOBO. O LOBO ESPERTO COMO ELE SÓ, LHE PERGUNTOU:
_ ONDE VAIS CABRITINHO? TÃO LONGE DE SUA CASA?
_ HÁ, SEU LOBO, PROCURO MATO FRESQUINHO PARA ME FARTAR.
O LOBO PENSANDO EM UM JEITO DE PEGAR O CABRITINHO DESPREVINIDO, FICOU A PENSAR. TEVE UMA IDÉIA E DISSE AO CABRITINHO.
_SIGA EM FRENTE QUE LOGO...LOGO... UMA GRAMA VERDE ENCONTRARÁS.
O CABRITINHO, SEM DESCONFIAR DE NADA, AGRADECEU AO LOBO E PÔS-SE A CAMINHO A FIM DA GRAMA FRESQUINHA ENCONTRAR. QUANDO ATRAVESSOU A FLORESTA E ALCANÇOU O CAMPO, VIU UMA GRAMA FRESQUINHA E CROCANTE QUE DEVIA AO LOBO AGRADECER, AO O ENCONTRAR. MAS, NÃO DEMOROU MUITO E O LOBO APARECEU. O CABRITINHO JÁ IA LHE AGRADECER QUANDO O LOBO DISSE:
_ CABRITINHO, NADA SE DEVE COMER SEM LAVAR.
O CABRITINHO OLHOU PARA O LOBO E PENSOU: _ ACHO QUE ELE TEM RAZÃO. MAS, ONDE ÁGUA ENCONTRAR?
O LOBO QUE JÁ ESTAVA COM SUAS MÁS INTENÇÕES BEM DEFINIDAS E ORGANIZADAS, DISSE AO CABRITINHO.
_ LOGO À FRENTE UM RIO ENCONTRARÁS.
O CABRITINHO AGRADECEU AO LOBO E CAMINHOU ATÉ O RIO PARA A SUA GRAMA FRESQUINHA LAVAR. CHEGANDO AO RIO ABAIXOU-SE PARA A ÁGUA ALCANÇAR, SEM VER O LOBO QUE VINHA CHEGANDO DE MANSINHO PARA EM CIMA LHE SALTAR.
O LOBO, COM APENAS UM SALTO, AGARROU O POBRE CABRITINHO QUE PENSOU:
_ E AGORA COMO POSSO ME SALVAR?
FOI AÍ ENTÃO QUE SE LEBROU QUE NADA SE COME SEM LAVAR E DISSE AO LOBO:
_ ESPERE ...ESPERE... SEU LOBO. SERÁ POSSÍVEL QUE VAIS ME COMER SEM, AO MENOS, ME LAVAR?
O LOBO LEMBRANDO-SE QUE A IDÉIA DE LAVAR AS COISAS ANTES DE COMER TINHA SIDO SUA E NÃO QUERENDO PASSAR POR BOBO, DISSE AO CABRITINHO:
_ CLARO...CLARO CABRITINHO, NESTA ÁGUA VOU TE AFUNDAR E LOGO LIMPINHO FICARÁS.
O LOBO CHEGOU BEM PERTO DO RIO COM O CABRITINHO A CARREGAR. MUITO ESPERTINHO, O CABRITINHO DEU UM SALTO QUE DESIQUILIBOU O LOBO. O LOBO DENTRO DO RIO FOI SE ESBORRACHAR.
UM JACARÉ COM UMA RABANADA SÓ, FOI LOGO LHE AGARRAR. COM SUA BOCA GRANDE O ABOCANHAR E SUA PANÇA ENORME FARTAR.
O CABRITINHO AINDA GRITOU PARA O JACARÉ:
_ SEU JACARÉ, O LOBO NÃO VAIS LAVAR?
NEM ESPEROU A RESPOSTA. SAIU EM DISPARADA COM SUA GRAMA VERDE SEM LAVAR. E O JACARÉ? HÁ ...ESSE NADA PRECISAVA LAVAR, POIS, SEU ALIMENTO NA ÁGUA FOI ENCONTRAR.
AUTORIA: VANDA BERGER




HISTÓRIA CUMULATIVA - O MACACO E O ESQUILO

ERA UMA VEZ UM MACACO CHAMADO KIMI. KIMI MORAVA NA FLORESTA E ERA MUITO ESPERTO. TODOS OS ANIMAIS GOSTAVAM MUITO DELE. MAS, KIMI, APESAR DE TODOS GOSTAREM MUITO DELE, TINHA UM PROBLEMA. ACHAVA QUE ERA O ANIMAL MAIS ESPERTO DA FLORESTA POR SABER SUBIR MUITO BEM EM ÁRVORES. VIVIA DESAFIANDO O ESQUILO QUICO, PARA VER QUEM SUBIA MAIS RÁPIDO E MAIS ALTO NAS ÁRVORES. MAS, O ESQUILO QUICO, SEMPRE IGNORAVA OS DESAFIOS DE KIMI. ELE NÃO QUERIA COMPETIR COM NINGUÉM. KIMI DIZIA QUE ELE ESTAVA ERA COM MEDO DE PERDER, MAS, QUICO NEM LIGAVA.
ACONTECE QUE UM BELO DIA, O MACACO KIMI, COM MUITA FOME, SAIU À PROCURA DE BANANAS PARA ENCHER A SUA PANÇA. LOGO, ENCONTROU UMA BANANEIRA COM UM BELO CACHO DE BANANAS E TODAS MADURINHAS, QUE ESTAVA BEM NO ALTO, MAS, BEM NO ALTO DA BANANEIRA. A BANANEIRA HAVIA CRESCIDO TANTO...TANTO... QUE DEIXOU O CACHO MUITO...MUITO ALTO. TÃO ALTO, QUE NEM COM SEU MELHOR PULO, KIMI O ALCANÇARIA.
ENTÃO KIMI PENSOU...PENSOU... OLHOU À SUA VOLTA PROCURANDO ENCONTRAR OUTRA ÁRVORE POR PERTO PARA PULAR NO CACHO DA BANANEIRA. MAS, PARA SUA SURPRESA, NÃO HAVIA NENHUMA PRÓXIMA, O SUFICIENTE, PARA QUE KIMI PUDESSE SALTAR NO CACHO DA BANANEIRA E FINALMENTE CONSEGUIR PEGAR AS BANANAS. MESMO ASSIM, DO CHÃO SALTOU ALGUMAS VEZES E NADA. SEU SALTO NÃO O LEVAVA NEM PRÓXIMO DAS BANANAS.
ENTÃO PROCUROU ALGUMA COISA PARA ENCOSTAR NA BANANEIRA, PARA SUBIR E SALTAR. VIU UM GALHO SECO, CAIDO AO CHÃO.
_ESSE GALHO PODE SERVIR. PENSOU KIMI.
ENCOSTOU O GALHO BEM PERTO DA BANANEIRA E AFASTOU-SE PARA CONSEGUIR IMPULSO PARA UM SALTO BEM ALTO. ENTÃO, COMEÇOU UMA CORRERIA E SALTOU NO GALHO. COITADO DO KIMI! O GALHO QUEBROU E ELE SÓ CONSEGUIU ALGUNS ARRANHÕES PELO CORPO.
KIMI OLHOU PARA AQUELAS BANANAS TÃO MADURINHAS PENSANDO.
_SERÁ QUE NÃO VOU CONSEGUIR PEGÁ-LAS?
OLHOU NOVAMENTE EM VOLTA PROCURANDO ALGUMA OUTRA COISA QUE PUDESSE AJUDÁ-LO NAQUELA SITUAÇÃO. MAS, NÃO TEVE NENHUMA OUTRA IDÉIA.
ENTÃO MUITO TRISTE E AINDA COM FOME, DESISTIU DAS BANANAS E SENTOU-SE À BEIRA DO CAMINHO E CHOROU E CHOROU. DE REPENTE, VEIO VINDO O LEÃO QUE COM SUA VOZ DE TROVÃO QUE LHE PERGUNTOU:
_ OLÁ KIMI, POR QUE VOCÊ ESTÁ TÃO TRISTE?
_ HÁ SEU LEÃO, É QUE EU NÃO CONSIGO PEGAR AS BANANAS DA BANANEIRA.
_ ORA, SÓ POR ISSO?
_DEIXA QUE EU TIRO AS BANANAS DA BANANEIRA.
_ MUITO OBRIGADA SEU LEÃO. DISSE KIMI MUITO CONTENTE.

O LEÃO QUE ACHAVA QUE ERA O MAIS FORTE DA FLORESTA TINHA CERTEZA QUE CONSEGUIRIA PEGAR AS BANANS DA BANANEIRA. OLHOU A BANANEIRA, VIU O CACHO BEM LÁ NO ALTO E LEVANTANDO-SE NAS PATAS DIANTEIRAS, PROCUROU ALCANÇAR AS BANANAS. MAS, NÃO CHEGOU NEM PERTO DE ALCANÇA-LAS. ENTÃO OLHOU PARA KIMI E DISSE:
_ BANANA, BANANEIRA, SÓ TERÁS SE FOR A FEIRA!
DITO ISSO, SENTOU-SE PERTO DO MACACO E CHOROU E CHOROU.
DE REPENTE, PELO MEIO DOS ARBUSTOS VINHA VINDO UMA RAPOSA COM SUA CAUDA FELPUDA, BALANÇANDO –A PARA LÁ E PARA CÁ.
_OLÁ SENHOR LEÃO, PORQUE CHORAS TANTO? PERGUNTOU A RAPOSA.
_EU ESTOU CHORANDO, PORQUE O MACACO ESTÁ CHORANDO E O MACACO ESTÁ CHORANDO, PORQUE NÃO CONSEGUE PEGAR AS BANANAS DA BANANEIRA.
_ORA...ORA...SÓ POR ISSO? DEIXA QUE EU PEGO AS BANANAS DA BANANEIRA.
ENTÃO, A RAPOSA QUE ACREDITAVA SER A MAIS ESPERTA DA FLORESTA, EMPINOU-SE TODA, ESTICOU O RABO FIRMANDO-SE NELE, E PROCUROU ALCANÇAR AS BANANAS. MAS, NÃO CHEGOU NEM PERTO DE ALCANÇÁ-LAS. OLHOU PARA O MACACO E DISSE:
_ BANANA, BANANEIRA, SÓ TERÁS SE FOR À FEIRA!
DITO ISSO, SENTOU-SE PERTO DO LEÃO E CHOROU E CHOROU. MAS, DO MEIO DO MATO, BEM AO LONGE, VIRAM UM COELHO QUE VINHA PULANDO COM SUAS ORELHAS ESTICADAS E SEU FOCINHO ROSADO A ESTREMILICAR. CHEGANDO PERTO DOS TRÊS AMIGOS, QUE CHORAVAM SENTADOS À BEIRA DO CAMINHO, O COELHO PERGUNTOU?
_ OLÁ SENHORA RAPOSA. PORQUE CHORAM TANTO?
_EU ESTOU CHORANDO, PORQUE O LEÃO ESTÁ CHORANDO, O LEÃO ESTÁ CHORANDO, PORQUE O MACACO ESTÁ CHORANDO EO MACACO ESTÁ CHORANDO, PORQUE NÃO CONSEGUE PEGAR AS BANANAS DA BANANEIRA.
_ ORA...SÓ POR ISSO? DEIXA QUE EU PEGO AS BANANAS DA BANANEIRA.
ENTÃO, O COELHO QUE ACHAVA SER O ANIMAL MAIS ÁGIL DA FLORESTA, ESTICOU AINDA MAIS SUAS ORELHAS, TREMILICOU AINDA MAIS SEU FOCINHO ROSADO E DEU UM SALTO PROCURANDO ALCANÇAR AS BANANAS DA BANANEIRA. MAS, NÃO CHEGOU NEM PERTO DE ALCANÇÁ-LAS. OLHOU PARA O MACACO E DISSE:
_ BANANA, BANANEIRA, SÓ TERÁS SE FOR À FEIRA!
DITO ISSO, SENTOU-SE PERTO DA RAPOSA E CHOROU E CHOROU.
DE REPENTE, NO MEIO DAS ÁRVORES VIRAM O ESQUILO QUICO QUE, VELOZ COMO ELE SÓ, SUBIA E DESCIA DAS ÁRVORES. VENDO OS AMIGOS QUE CHORAVAM, SE APROXIMOU E PERGUNTOU.
_ OLÁ SENHOR COELHO, PORQUE CHORAM TANTO?
_ EU ESTOU CHORANDO, PORQUE A RAPOSA ESTÁ CHORANDO, A RAPOSA ESTÁ CHORANDO, PORQUE O LEÃO ESTÁ CHORANDO, O LEÃO ESTÁ CHORANDO, PORQUE O MACACO ESTÁ CHORANDO E O MACACO ESTÁ CHORANDO PORQUE NÃO CONSEGUE PEGAR AS BANANAS DA BANANEIRA.
_ ORA...ORA...SÓ POR ISSO? DEIXA QUE EU PEGO AS BANANAS DA BANANEIRA.
RÁPIDO COMO ELE SÓ, O ESQUILO QUICO DEU UM SALTO E SUBIU NA BANANEIRA ALCANÇANDO E JOGANDO UMA BANANA PARA O CHÃO. O LEÃO QUE NÃO GOSTAVA DE BANANAS E NÃO SE SENTINDO MAIS TÃO FORTE COMO ANTES, SAIU RAPIDINHO EMBRENHANDO-SE NA FLORESTA. A RAPOSA, QUE JÁ NÃO PENSAVA SER A MAIS ESPERTA DA FLORESTA, SUMIU POR ENTRE OS ARBUSTOS, O COELHO QUE ATÉ GOSTAVA DE BANANAS, MAS, ENVERGONHADO POR NÃO SER TÃO ÁGIL, COMO SEMPRE ACREDITOU, SUMIU NO MEIO DO MATO E O ESQUILO...HÁ, ESTE FICOU EM CIMA DA BANANEIRA COMENDO AS BANANAS DO CACHO E O MACACO KIMI LÁ EMBAIXO SE LAMENTAVA.
_ BANANA, BANANADA, DESSE JEITO SOBRA NADA!

Uma estrelinha no céu brilhou e a história acabou. Quem gostou? Comente!

AUTORIA: VANDA BERGER.

Estes textos são de autoria própria. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.

Um comentário:

  1. MEU BLOG DE HISTORINHAS http://vandinhacriantorinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget

VOLTE SEMPRE!




QUE BOM QUE VOCÊ VEIO! ESPERO QUE VOLTE SEMPRE...TEREI SEMPRE NOVIDADES TE ESPERANDO! BEIJINHOS!!