Seguidores

domingo, 4 de março de 2012

CHUPETA NA CRECHE? USANDO SÓ QUANDO NECESSÁRIO

Objetivos
- Estimular a autonomia da turma, favorecendo um processo tranquilo de abandono da chupeta e respeitando o ritmo e a necessidade de cada um.
- Promover um diálogo com as famílias, favorecendo ações em conjunto com a creche.

 Conteúdos
- Cuidados.
- Identidade e autonomia.

Faixa etária
2 a 3 anos.


Tempo estimado
O ano todo.

 Material necessário
Outros objetos de apego que não a chupeta, como cobertores e brinquedos, de acordo com a anuência da família.

 Desenvolvimento
Questionamento
Busque compreender o significado da chupeta na vida dos pequenos. Para tanto, reflita sobre as seguintes questões:
- Por que bebês e crianças pequenas geralmente chegam à creche com ela na boca?
- Por que pra algumas ela é importante na hora do sono? E quando acordam também?
- Por que muitas delas param de chorar imediatamente quando esse objeto lhes é entregue?
- Em quais momentos as crianças costumam deixá-lo de lado?

 Interação com as crianças
Ao entender que a chupeta é um objeto de apego e fundamental para a adaptação na creche, busque os momentos mais adequados para sugerir aos pequenos que ela não seja usada, como durante as refeições, e na hora do parque e das atividades, explicando que ela atrapalha os movimentos e a fala. Vale também planejar atividades divertidas, como a manipulação de massas e tintas, e sempre oferecer um aconchego especial, como o colo ou uma canção, para quem se mostrar mais sensível.

 Interação com a família
Converse com os pais para saber em que situações os pequenos costumam usar a chupeta em casa (e se usam). Informe-os também sobre a postura adotada na creche de sugerir que o objeto saia de cena em alguns momentos - como as refeições e as atividades - e proponha que façam o mesmo em casa, reforçando que o objetivo maior não é abandonar a chupeta, mas promover a autonomia da criança em vários aspectos gradualmente.

 Solidariedade
Quando o combinado é não usar a chupeta, algumas crianças podem não lidar bem com o fato, mesmo com você oferecendo atenção e outros objetos de apego. Nesses casos de resistência, devolva a chupeta para que elas não se sintam desamparadas.

 Desapego
Os objetos de apego podem ser usados para ajudar nos momentos críticos, mas, com o tempo e a progressiva integração das crianças ao grupo, você deve lembrá-las de que podem ficar sem a chupeta durante um período.

Avaliação
Mesmo que influenciado pelas experiências de socialização que os pequenos viverão na creche, o sucesso em deixar a chupeta é uma conquista pessoal, que está relacionada ao crescimento individual. Então, quando algum deles conseguir passar muito tempo sem o objeto por perto, parabenize-o. Sempre que possível, chame a atenção também para as coisas que as crianças estão conseguindo fazer sem ajuda e comente o desempenho delas em outras atividades, como desenhos e pinturas, demonstrando o quanto estão crescidas e independentes.
A verdade é que não existe um “Sim, devem usar chupeta.” ou um “Não é conveniente.” Contudo no contexto escolar é importante o estímulo ao não uso da chupeta por causda do desenvolvimento da linguagem oral.
Achupeta é mais do que um conforto para adormecer. Essencialmente no inicio do ano letivo é mais do que um símbolo de calma, é simplesmente o que lhes faz lembrar a sua casa e a única coisa que é realmente deles. Não quer dizer, claro, que liberemos sempre a chupeta à criança.
 A  chupeta tem um estatuto de Autonomia. No inicio do ano letivo a chupeta era constante, tal como outro tipo de mimos, como o colo. Agora que as crianças já me conhecem e eu a elas o meu abraço muitas vezes é o suficiente para as acalmar. Posteriormente passei a tirar-lhes a chupeta durante as brincadeiras em momentos que notava que elas não iriam dar pela sua falta. Rapidamente segui para  o proximo passo, pedir a elas a chupetas para as arrumar na caixa. Esta fase durou cerca de dois meses, onde no inicio era durante a manhã que as guardávamos e com o passar do tempo começaram a arrumá-las logo que chegavam à sala.
 A chupeta é entregue na hora do soninho. Digo entregue pelo motivo que eles estão com tanto sono quando vão dormir praticamente não se aguentam em pé.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOLTE SEMPRE!




QUE BOM QUE VOCÊ VEIO! ESPERO QUE VOLTE SEMPRE...TEREI SEMPRE NOVIDADES TE ESPERANDO! BEIJINHOS!!