OS LIVROS "PRETINHO, MEU BONECO QUERIDO" E "AS TRANÇAS DE BINTOU" TAMBÉM SÃO EXCELENTES ESCOLHAS!
ALGUMAS SUGESTÕES QDIVERTIDO.COM.BR/com adaptações
· Leve os livros e uma bonequinha preta (feita de pano) para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.· Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc... ·
· Leve os livros e uma bonequinha preta (feita de pano) para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.· Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc... ·
Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade.
Se possível fotografe todas as atividades. · Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo!
Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!" ·
Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc...
Sugestões de Atividades:
* Fazer um mural para apresentação do projeto
*Cartaz das raças brasileiras com colagem
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta ou da menina bonita do laço de fita.
*Cartaz das raças brasileiras com colagem
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta ou da menina bonita do laço de fita.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela.
* Fazer um livrão de reconto, As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*DIA DA BONECA PRETA NA ESCOLA (todas as meninas deverão levar uma bonequinha preta para brincar na escola).
*Historinha com fantoches: A FAMÍLIA NEGRA
* Aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões.
Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa...As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também... *Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
ARTES: ARTES: CÂNDIDO PORTINARI
OBRAS: MENINA SENTADA OU MENINA DE TRANÇAS
OBRAS: MENINA SENTADA OU MENINA DE TRANÇAS
APRESENTAR A OBRA
1. Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra. O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna? O que sugere a figura da menina na obra? Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?
2.Pedir que os alunos descrevam os tons que o artista usou para representar A FIGURA . Há outras cores diferentes?
3. Observar a posição da assinatura no quadro. Com que finalidade o artista assina o quadro?
Sugestões:
1. Dividir a turma em pares. Explicar que eles irão brincar de "pintor e modelo". Pedir que escolham qual o personagem que querem desempenhar e em seguida peça que os que decidiram ser os modelos coloquem-se em pose e os que decidiram ser os pintores, peguem seus materiais, observem bem seus modelos e comecem a desenhar ou pintar, de acordo com a sua própria interpretação. Marcar o tempo que achar necessário para a atividade e quando o tempo estiver esgotado, pedir que os "pintores" venham em frente da turma para apresentarem os seus trabalhos. Estimular os alunos a descrever e comentar os trabalhos em geral.
2. Mostrar o quadro , pedir que observem a figura da menina e em seguida desenhem sobre o que viram. Estabelecer um tempo para concluírem a atividade e apresentarem oralmente.
* Desfile para valorizar a menina e o menino negro
* Apresentação de um grupo de capoeira
* Apresentação de um grupo de capoeira
Obs. Alguns cuidados são necessários para o professor:
Lembrar a importância que o negro teve e tem na formação do povo brasileiro e também o seu legado cultural para a sociedade. Pois o simples trabalho na sala de aula, se não for bem desenvolvido e com certos cuidados, pode folclorizar a figura do negro.
Lembrar a importância que o negro teve e tem na formação do povo brasileiro e também o seu legado cultural para a sociedade. Pois o simples trabalho na sala de aula, se não for bem desenvolvido e com certos cuidados, pode folclorizar a figura do negro.
Ei Vandinha...tudo bem com vc?Vi que se tornou uma seguidora do meu blog de selinhos, e vim te convidar para tbm ser segudora do meu blog de artesanato.
ResponderExcluirwww.artesdalimg.blogspot.com
Menina, me emocionei qdo vi o livro a Bonequinha Preta, eu amava esse livro e a tempos nao via...amei.
Bjaum..seja sempre bem vinda.
Olá,
ResponderExcluirEste é um projeto muito importante, precisamos acabar com essa intolerância (mesmo velada) contra o diferente, afinal somos todos diferentes uns dos outros.
Pois é, mesmo com toda a correria do final de ano, passa lá no Aprendo_Cri@ndo e pega o selo da campanha 'Vamos mudar a educação'.
Se não for agora, pode ser daqui a pouco, o importante é continuarmos a luta.
Abraços,
Amara
Olá,
ResponderExcluirVisitei o seu blog e gostei. Aproveito para convidá-la a visitar o Educando para cidadania.blogspot.com e deixar o seu comentário ok?
um abraço,
Luciene.