Seguidores

domingo, 1 de novembro de 2009

SONDAGEM DE ESCRITA

MINHA ALUNA MILENA EM FEVEREIRO E DEPOIS A SONDAGEM COM AS MESMAS PALAVRAS, EM JUNHO.


Para iniciar o trabalho de alfabetização, o professor precisa saber quais são os conhecimentos que a criança tem, naquele momento, sobre o processo de construção da leitura e da escrita. Essa verificação e feita através de uma sondagem, que vai mostrar ao professor em que hipótese da escrita a criança encontra-se.
Desta forma, ele poderá fazer intervenções adequadas, oferecendo atividades que possibilitem o avanço da criança neste processo. E importante que esta sondagem aconteça com tempos espaçados, pelo menos três vezes ao longo de um ano: uma no inicio, outra no meio e uma no final do ano. O processo de apropriação do sistema de escrita não e estático e pode apresentar mudanças de um dia para o outro, ou levar muito tempo para que a criança estabilize um novo saber.
E preciso respeitar o momento de aprendizagem que e individual. Estas sondagens devem ser datadas e guardadas para que o professor tenha o histórico do processo do desenvolvimento da criança.
Como fazer uma sondagem da escrita?
A sondagem deve ser feita individualmente, não necessariamente, com todas as crianças no mesmo dia. Não deve gerar expectativas na criança e ela deve sentir-se segura e tranqüila para realizá-la. O professor dita uma lista de palavras do mesmo campo semântico, partindo de um polissílabo e terminando com um monossílabo.
Depois uma frase, que deve conter ao menos uma palavra da lista, para que se observe a conservação e estabilidade na escrita.
Veja o exemplo:
FESTA:
1-REFRIGERANTE
2-DOCINHO
3-BOLO
4-PÃO
5 -O BOLO É DE CHOCOLATE.
E fundamental que, após a escrita de cada palavra, a criança leia para o professor o que escreveu, apontando o que esta lendo. E nesta leitura que o professor ira verificar que associações entre leitura e escrita a criança esta fazendo, e, portanto, em que momento do processo se encontra. E preciso que o professor faca o registro de como foi feita esta leitura, se letra a letra, se palavra por palavra ou de forma global: apontando a palavra como um todo.

Um comentário:

  1. Olá!Gostei muito do seu blog. Sou professora de Ensino Fundamental, por oito anos seguidos lecionei para 4ªsérie. Este ano estou com uma turminha de 2ª série (3ºano). Será que você teria algumas dicas para me dar em relação à avaliação diagnóstica? meu e-mail é denamo2@yahoo.com.br. Obrigada. Denise

    ResponderExcluir

PUBLIQUE

VOLTE SEMPRE!




QUE BOM QUE VOCÊ VEIO! ESPERO QUE VOLTE SEMPRE...TEREI SEMPRE NOVIDADES TE ESPERANDO! BEIJINHOS!!